Atendimentos com Assistente Social e Psicologo (a) para:
• Benefício Eventual de alimentação, foto, passagem e auxílio natalidade.
• Encaminhamentos de BPC para pessoa idosa e pessoa com deficiência.
• Solicitação de 2° Via de Documentos (certidão de nascimento, casamento e/ou óbito) e orientações sobre acesso a documentos civis (RG e CPF).

• Ofertar Beneficio Eventual na forma de alimentação, foto 3×4 para documentos pessoais, passagens intermunicipais para acesso a previdência social e a capital Porto Alegre para fins de busca de trabalho e/ou pessoas em situação de rua, ainda situações em que o familiar necessita acompanhar pessoa doente da família.
  • Auxilio natalidade em bens de consumo (enxoval para o bebê) que poderá ser solicitado a partir do 4° mês de gestação.
  • 2° via de documento (certidão de nascimento, casamento e/ou óbito) para pessoas de baixa renda.
  • O BPC é um beneficio de transferência de renda direta ao cidadão que comprove não possuir renda acima de ¼ do salário mínimo nacional ou tela promovida por sua família, e que atenda aos requisitos necessários para o encaminhamento do mesmo.

CRAS Carmem Maria Andriguetto
(55) 9 9626-7385
Avenida Central, 1905, bairro Tiradentes, Santo Augusto.

Centro Social do Idoso.
Avenida Pedro Campos, n° 27, bairro Santa Fé, Santo Augusto.

Nas segundas-feiras, no turno da manhã das 7h30 às 11h30 e no turno da tarde das 13h às 17h.

Casos de urgência deverão entrar em contato com o CRAS pelo telefone (55) 9 9626 7385 para agendamento de horário.

• Por ordem de elaboração das fichas de atendimentos. Pessoas com deficiência, idosos e gestantes deverão informar ao abrir a ficha de atendimento se é necessário a agilidade para o atendimento particularizado com a assistente social.
  • Estar inscrito no Cad Único (localizado na SEHAS) portando a folha resumo do Cadastro Único, documento pessoal com foto e comprovante de residência. A busca pode ser por demanda espontânea e/ou encaminhamento de outras politicas publicas.
  • Estar de acordo com a Lei Municipal 2.469 de 29 de Novembro de 2013, que diz respeito às famílias de baixa renda, com até ½ salário mínimo nacional per capta para acessar os benefícios eventuais.
  • Para acesso ao encaminhamento BPC Idoso o mesmo deverá estar com idade de 65 anos completo, munidos de documentos pessoais e de seu grupo familiar, estar cadastrado no Cad Único com renda não superior a ¼ do salário mínimo nacional para o preenchimento dos formulários de requerimento do beneficio e agendamento de atendimento junto a previdência social o INSS.

Para acesso ao encaminhamento BPC para pessoa com deficiência o mesmo deverá estar, munido de seus documentos pessoais e do seu grupo familiar, estar cadastrado no Cad Único com renda não superior a ¼ do salário mínimo nacional  e atestado médico com CID (comprovando deficiência de longa duração) para o preenchimento dos formulários de requerimento do beneficio e agendamento de atendimento junto a previdência social o INSS.

Atendimento na recepção para elaboração de ficha de atendimentos por ordem de chegada. São 10 fichas por turno totalizando 20 atendimentos no dia. Em seguida aguardar atendimento particularizado com a assistente social.

• Prestação de serviço varia conforme a demanda, durando em média 24 minutos por atendimento.
  • Para solicitações de 2° via de documentos, após o encaminhamento, a retirada do mesmo deverá ocorrer junto ao CRAS no prazo de 07 á 30 dias para documentos que foram solicitados com a origem dentro do estado do Rio Grande do Sul e para aqueles documentos fora do estado, o período pode variar de 30 a 90 dias, no ato do atendimento particularizado disponibilizamos do contato do CRAS para que o usuário nos ligue a fim de saber sobre o andamento do pedido no decorrer desse período.

Atendimento particularizado com a Assistente Social

Ouvidoria Municipal.

CRAS Carmem Maria Andriguetto
(55) 9 9626-7385
Avenida Central, 1905, bairro Tiradentes, Santo Augusto.

SEHAS
Rua Tiradentes, 899, Centro, Santo Augusto.